Postagem em destaque

Magalu: Smart TV 4k a partir de: R$ 698,99 - Aproveite - [ 543725258337 ]

Aproveite nossas promoções.🤩   ...

Contabilidade: história

A origem da Contabilidade está ligada ao início do mundo e a necessidade de registros do comércio. As inscrições rupestres nas cavernas já evidenciavam controles quantitativos dos rebanhos e de pessoas. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva deles, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.

Se os sumérios-babilônios plantaram a semente da Contabilidade e os egípcios a regaram, foram os italianos que fizeram o cultivo e a colheita.

No período medieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos e pela igreja. Mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá.

A dinâmica evolução da ciência contábil, é didaticamente considerada como Contabilidade do Mundo Antigo (iniciando-se com a civilização do homem e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci, da autoria Leonardo Fibonaci, o

Pisano); Contabilidade do Mundo Medieval ( desde 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, ressaltando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que inseriu a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano: Contabilidade do Mundo Moderno (desde 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche" , da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade) e a Contabilidade do Mundo Científico - (que se iniciou em 1840 e continua até os dias de hoje, com a evolução tecnológica crescente, obrigando-nos ao estudo continuado). A informática revolucionou toda atividade contábil.

Cabe a nós, profissionais de nossos dias, fazer crescer a importância desta ciência inerente a toda atividade humana. Façamos a nossa parte!