Postagem em destaque

Essential Guide To Safe Well Water Maintenance

If your home relies on well water, ensuring its safety and quality is your direct responsibility. Contaminated well water can harbor harmful...

Previsões para a economia espanhola pioram


25.05.2009 - 13h02

Por Paulo Miguel Madeira
Heino Kalis/Reuters

As perspectivas são particularmente negativas para o sector da construção
A Fundação das Caixas de Poupança (Funcas) espanholas
prevê para este ano uma contracção de 3,8 por cento da economia do país, e uma contracção de 1,2 por cento em 2010, o que representa um agravamento das suas anteriores previsões em respectivamente oito décimas e sete décimas.

Estima também que o emprego se reduza em 6,5 por cento este ano e em 2,9 por cento no próximo, fazendo crescer a taxa de desemprego para 18,3 por cento no fim deste ano e 21,1 por cento no próximo, noticia a imprensa espanhola. Isto representará que em 2010 haverá em Espanha cerca de cinco milhões de pessoas querem trabalho e não o encontram.

Esta revisão é justificada com os novos dados entretanto conhecidos e com os dados da Contabilidade Nacional de Espanha no primeiro trimestre, que revelaram uma contracção do PIB de três por cento face a uma não antes e de 1,9 por cento face ao trimestre precedente.

A Funcas adere também à teoria que o trimestre passado pode ter sido “o pior” da actual recessão e adverte para que a intensidade do ajuste no sector imobiliário, os problemas na banca e a recessão mundial “vão atrasar
consideravelmente a saída da crise”.

As suas perspectivas para o sector imobiliário são particularmente negativas, com uma previsão de quedas da construção residencial de 22,9 por cento este ano e 16,3 por cento no próximo. O ajustamento deverá prolongar-se “muito tempo” e a recuperação só deverá recomeçar quando for absorvida a maior parte das casas por vender.