Em dois anos, a empresa de cofragens passou pelas três gamas de software PHC, acompanhando assim o crescimento da sua actividade
A FCM - Cofragens e Construções pretendia melhorar a gestão interna para atingir os objectivos a que se tinha proposto. Com as metas traçadas, restava uma questão que não se enquadrava na estratégia da empresa, nomeadamente, o facto de ter três softwares diferentes para controlar outras tantas áreas. Ciente desse factor, a organização confiou nas soluções da PHC para substituir todas as outras soluções que utilizava e ter uma única ferramenta de trabalho interactiva capaz de integrar os vários sectores da FCM, como a orçamentação, a produção, a contabilidade, a gestão e os recursos humanos, num universo de 40 utilizadores.
A empresa implementou, em 2005, o PHC Corporate com o objectivo deixar de ter a gestão assente em várias aplicações diferentes. Na altura, optou pela uniformização de todo o sistema com os módulos PHC Gestão, PHC Contabilidade, PHC Pessoal, PHC Imobilizado, PHC Projecto e PHC Controldoc. «A empresa centralizou os seus sistemas passando a utilizar um software único para toda a sua gestão, ganhando tempo e fiabilidade na informação», sublinha João Martins, responsável administrativo e financeiro da FCM.
A implementação do software ficou a cargo da Computer One, que durante seis meses alocou duas pessoas que se juntaram à administração e direcção financeira da FCM no desenvolvimento do projecto, tendo posteriormente disponibilizado os recursos necessários de acordo com as necessidades da empresa. De forma a avaliar o poderio da solução instalada antes da mesma entrar em produção, o integrador manteve a solução da PHC a funcionar em paralelo com os sistemas anteriores durante um período de dois meses.
«O PHC proporcionava uma melhor informação e uma melhor eficiência no controlo interno da empresa, através da gestão de processos e circuito documental», afirma João Tarrana, da Computer One. Segundo ele, a solução PHC implementada na FCM «teve a grande mais-valia de abranger todos os sectores da empresa (orçamentos, produção, contabilidade, gestão e recursos humanos) através de uma única ferramenta de trabalho uniforme para todos os utilizadores».
Passados alguns meses a operar com a solução, foi necessário fazer um upgrade para a empresa responder a todas as exigências provenientes da grande expansão que se estava a registar. Em 2006, foi então actualizada a solução para a gama PHC Advanced, adicionando os módulos PHC Contabilidade, PHC ControlDoc, PHC Gestão, PHC Imobilizado, PHC Pessoal e PHC Projecto. Contudo, a FCM não se ficou por aí. O crescimento da empresa trouxe outro tipo de necessidades que apenas poderiam ser respondidas com a implementação de um ERP.
Em 2008, a empresa efectuou um novo upgrade, tendo desta feita implementado a gama PHC Enterprise. «Todas estas migrações foram acompanhadas de bastante desenvolvimento à medida devido às especificidades próprias que uma empresa neste sector tem», indica João Tarrana.
Com as novas aplicações implementadas e já em produção, a FCM verificou que houve uma «melhoria da informação e eficácia no controlo interno da empresa, através da gestão de processos e de um circuito documental», disse João Martins. Para este responsável, graças a esta implementação, «é possível gerir de forma adequada todos os processos da empresa» de cofragens.
FCM cresce com PHC
10:56
Actualidade