Postagem em destaque

Essential Guide To Safe Well Water Maintenance

If your home relies on well water, ensuring its safety and quality is your direct responsibility. Contaminated well water can harbor harmful...

COOPERATIVADO TEM VÍNCULO DE EMPREGO RECONHECIDO

COOPERATIVADO TEM VÍNCULO DE EMPREGO RECONHECIDO


Fonte: TRT/RS - 12/02/2009 - Adaptado pelo Guia Trabalhista
Conforme o Desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa, “o conjunto probatório produzido deixa evidente a fraude e o desvirtuamento da finalidade da sociedade cooperativa”. O magistrado do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e seus pares de 9ª Turma reformaram decisão da 21ª Vara do Trabalho Porto Alegre, ao darem provimento parcial a recurso ordinário interposto por um trabalhador que prestou serviços a terceirizada de uma empresa de telefonia.
A empresa de telefonia terceirizou a cobrança de seus débitos através de uma outra empresa que, por sua vez, contratou a cooperativa à qual pertencia o reclamante. Para o Des. Cassou Barbosa, Relator do recurso, os depoimentos das testemunhas deixam clara “a existência de pessoalidade, subordinação e não eventualidade nos serviços prestados pelo autor”. Isso porque havia uma fiscal da empresa de cobrança para cuidar dos horários e faltas dos cooperativados, e o autor trabalhava como supervisor do setor de cobrança.
O magistrado disse-se surpreso com o depoimento da testemunha das reclamadas, que evidenciou tratar-se a cooperativa, na verdade, de intermediadora de mão-de-obra em grande escala.
Salientando que a prestação de trabalho não decorreu de autêntica relação cooperativada, reconheceu o vínculo de emprego com a empresa de cobranças e responsabilizou subsidiariamente a cooperativa e a empresa de telefonia. Cabe recurso da decisão. (Processo 01225-2007-021-04-00-7 RO)