Postagem em destaque

Essential Guide To Safe Well Water Maintenance

If your home relies on well water, ensuring its safety and quality is your direct responsibility. Contaminated well water can harbor harmful...

Mexer na poupança é diminuir rentabilidade

O governo avisou que vai mexer nas regras de poupança para proteger o pequeno investidor. O motivo não é este. Na verdade o governo quer proteger o financiamento dos títulos públicos e evitar que haja queda na arrecadação com imposto de renda.

A conseqüência da mudança será reduzir a rentabilidade da poupança e isso prejudica sim o pequeno investidor que na maior parte dos casos só consegue utilizar a poupança convencional para guardar o dinheiro.

De acordo com a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) o erro nessa história começa no Congresso, que
definiu por lei qual seria a rentabilidade mínima anual da poupança. Uma distorção.

Pela lei, a poupança deve render anualmente 6% + TR (Taxa de Referência). Nunca poderá ser menos que isso, independente do que acontecer com a economia. Também não haverá incidência de imposto de renda e nem taxa de administração. Por fim, 65% dos recursos da poupança devem obrigatoriamente destinados ao financiamento habitacional.

O problema enfrentado pelo governo é que a redução da Taxa Selic (para combater a queda de crescimento do PIB) está diminuindo a rentabilidade dos fundos de renda fixa. Com a Selic projetada para 9% no final do ano, o investidor ganhará menos do que se aplicar na poupança nas condições atuais. Isso porque os fundos pagam imposto de renda e ainda pagam taxa de administração aos bancos, que variam entre 0,5% e 2%.

- Quem investe muito dinheiro, obviamente paga a taxa de administração menor. O peso maior é sobre aqueles que investem pouco dinheiro - explicou o diretor de economia da Anefac, Andrew Storfer.

Esse 9% de rendimentos, quando descontadas a taxa de administração e mais o imposto de renda ficarão menores que os 6% + TR, da poupança.

O que pretende fazer então o governo? Reduzir a remuneração da TR (para mexer na obrigatoriedade dos 6% teria que editar uma MP ou votar no Congresso) para fazer com que o rendimento da poupança fique menor e assim o grande investidor continue investindo em fundos, pagando imposto de renda e financiando os títulos públicos.

Mais uma vez, na rentabilidade dos bancos (incluindo BB e Caixa) não há como mexer. A competitividade é pequena e não há nada que o governo possa fazer para diminuir a taxa de administração. Sobrará para aqueles que há anos aplicam em poupança.