Postagem em destaque

Essential Guide To Safe Well Water Maintenance

If your home relies on well water, ensuring its safety and quality is your direct responsibility. Contaminated well water can harbor harmful...

PATRIMÔNIO DE AFETAÇÃO EXIGE CONTABILIDADE INDIVIDUALIZADA

PATRIMÔNIO DE AFETAÇÃO EXIGE CONTABILIDADE INDIVIDUALIZADA
Equipe Portal de Contabilidade
A Lei 10.931/2004 instituiu, a partir de 03.08.2004, o regime especial de tributação - RET aplicável às incorporações imobiliárias, exigindo atenção específica dos contabilistas, já que há regras próprias de contabilização das operações compreendidas no referido regime.

RECEITAS, CUSTOS E DESPESAS PRÓPRIOS DA INCORPORAÇÃO

As receitas, custos e despesas próprios da incorporação sujeitas à tributação especial não deverão ser computados na apuração das bases de cálculo do IRPJ e das contribuições compreendidos pelo regime, devidos pela incorporadora em virtude de suas outras atividades empresariais, inclusive incorporações não afetadas.

Rateio

Os custos e despesas indiretos pagos pela incorporadora no mês serão apropriados a cada incorporação na mesma proporção representada pelos custos diretos próprios da incorporação, em relação ao custo direto total da incorporadora, assim entendido como a soma de todos os custos diretos de todas as incorporações e o de outras atividades exercidas pela incorporadora.

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

O incorporador fica obrigado a manter escrituração contábil segregada para cada incorporação submetida ao regime especial de tributação.

A escrituração contábil das operações da incorporação objeto de opção pelo RET poderá ser efetuada em livros próprios ou nos da incorporadora, sem prejuízo das normas comerciais e fiscais aplicáveis à incorporadora em relação às operações da incorporação.

Na hipótese de adoção de livros próprios para cada incorporação objeto de opção no RET, a escrituração contábil das operações da incorporação poderá ser efetivada mensalmente na contabilidade da incorporadora, mediante registro dos saldos apurados nas contas relativas à incorporação.
Bases: Lei 10.931/2004 e IN SRF 689/2006